Por que contratar um freelancer? Prós e contras

Blog_Por que contratar um freelancer?_

Conhecer os prós e contras do porquê contratar um freelancer é o primeiro passo para entender como esse profissional trabalha e tomar a melhor decisão para a sua empresa.

Esse é um profissional autônomo, geralmente especializado em alguns nichos de prestação de serviços e que realizada trabalhos eventualmente, sem a necessidade de contrato de trabalho ou vínculo empregatício.

Ele pode atuar nas mais variadas áreas, como design de logos, web design, redação, produção de conteúdos para redes sociais, dentre outros. Conheça a seguir os principais prós e contras do porquê contratar um freelancer.

 

Por que contratar um freelancer?

Prós

Existem muitos pontos positivos do porque se contratar um freelancer, desde horários mais flexíveis, maior economia e controle de gastos, além de serviços prestados com maior qualidade devido a especialização de muitos profissionais. Conheça os pontos positivos de se trabalhar com freelancer.

Horários mais flexíveis

O freelancer é um profissional que trabalha de forma independente, ou seja, não tem vínculo empregatício e possui horários mais flexíveis. Essa característica permite uma dedicação diferenciada para os projetos desenvolvidos. Podendo entregá-los em prazos menores.

Horário flexível é um dos grandes motivos de porquê contratar um freelancer.

Contato direto e facilitado

Contratando um freelancer é possível conversar diretamente com quem vai desenvolver o projeto. E ainda, devido à flexibilidade de horários, o contato pode ser a qualquer momento, até mesmo durante os finais de semana.

Contratando um freelancer é possível conversar diretamente com quem vai desenvolver o projeto.

Essa característica permite que ajustes de última hora sejam incorporados aos projetos, sem prejuízos para o andamento e para manter o prazo com o cliente final.

Redução de custos

Um bom motivo do porquê contratar um freelancer é a redução de custos. Esse tipo de profissional geralmente trabalha em casa sem funcionários ou despesas administrativas. Como ele não tem essas despesas, não precisa repassar para quem contrata os seus serviços. E isso faz com que o valor final seja menor.

Claro que existem algumas demandas mais específicas, que pode exigir deslocamento ou prestação de serviço em determinado local. Mas essa é a exceção.

Maior especialização

Geralmente o freelancer acaba por se especializar em alguns nichos de mercado e desenvolve poucas atividades, entretanto elas são mais específicas. Portanto, as chances de se ter um trabalho de alta qualidade ao se contratar esse profissional são muito maiores.

Maior atenção aos prazos

Para o freelancer, é extremamente importante prestar serviços de qualidade e dentro dos prazos estipulados por quem os contrata. Assim ele consegue fidelizar clientes e garantir trabalhos futuros.

Então, esse profissional é bastante organizado e entrega todos os projetos dentro do prazo estipulados pelo cliente.

Formas de pagamento diferenciadas

A forma de pagamento pode variar bastante em função do projeto e do valor a ser recebido. Em projetos maiores o freelancer pode pedir que parte do dinheiro seja pago no início do projeto. Ou mesmo o acerto de valores pode ser feito somente quando todos os trabalhos foram entregues.

E a forma como o dinheiro será pago também pode variar. Alguns profissionais preferem depósito em conta, outros pagamentos em bitcoin (para os que trabalham nas áreas de tecnologia) ou mesmo através de paypal.

E a forma como o dinheiro será pago também pode variar. Alguns profissionais preferem depósito em conta, outros pagamentos em bitcoin (para os que trabalham nas áreas de tecnologia) ou mesmo através de paypal.

Tudo vai depender do acordo feito. É importante que um contrato de prestação de serviço seja feito entre o contratante e o freelancer deixando claro o serviço a ser entregue, prazo, valor e forma de pagamento.

A contratação de um profissional qualificado garante serviços prestados de boa qualidade e dentro dos prazos estipulados.

Maior controle de gastos

Quando é preciso economizar ou se tem um valor fixo para o projeto a contratação de um freelancer pode ser uma boa alternativa. Ela permite saber exatamente quando será gasto para a execução determinado projeto, sem surpresas de horas extras ou novas parcelas.

 

Contras

Apesar de todos os prós, é preciso ficar atento a alguns detalhes ao contratar esse profissional. Assim você evita problemas futuros e garante serviços de qualidade para os seus clientes.

É recomendado que o cliente (contratante) faça um contrato de Prestação de Serviços com o Freelancer (contratado) que irá executar o projeto em questão, e neste contrato seja discriminado o acordo feito entre as partes.

Pouco controle sobre a atividade

Como o freelancer é um profissional autônomo, a empresa possui pouco controle do trabalho durante o seu desenvolvimento, somente sobre o resultado.

Portanto, é sempre mais indicado contratar profissionais com boa reputação, por indicação ou a partir de plataforma digitais que sejam confiáveis e criteriosas com quem presta serviços.

Impostos e tributos envolvidos

A maioria dos freelancers não trabalha com emissão de Nota Fiscal por questões tributárias. Mas é importante saber que não somente as pessoas jurídicas podem emitir nota fiscal, mas também as pessoas físicas – a chamada Nota Fiscal de Autônomo – pouquíssimo utilizada em razão da carga tributária pouco atrativa.

Se a sua empresa precisa de nota fiscal de prestação de serviços, o ideal é contratar um profissional que possua registro de pessoa jurídica (CNPJ).

Um simples ‘recibo’ pode servir para o seu controle de caixa.

Possíveis problemas com leis trabalhistas

Se a empresa quer evitar processos trabalhistas é preciso que ela tenha em mente algumas informações.

A prestação de serviço contínua para a mesma empresa por um longo período pode caracterizar vínculo empregatício se nessa relação houver subordinação, que significa um controle maior da empresa sobre o freelancer, principalmente quanto à forma de produção e o horário de trabalho.

Mesmo com a reforma trabalhista, a lei continua a entender que uma vez presentes os requisitos da relação de emprego: subordinação, habitualidade, pessoalidade e onerosidade – há que se reconhecer o vínculo empregatício, mesmo entre pessoas jurídicas com contrato de prestação de serviços e emissão de Nota Fiscal, o que se convencionou chamar de ‘pejotização’ do empregado.

O freelancer é um profissional independente, ou seja, não está subordinado à empresa.

Porém, o trabalhador, para ter o vínculo reconhecido, precisa entrar com uma ação trabalhista contra a empresa em, no máximo, dois anos após o rompimento do contrato. Após esse período, todos os seus direitos trabalhistas estarão prescritos.

Cuidados com as atividades desenvolvidas

O vínculo de emprego não está diretamente ligado ao freelancer desenvolver a atividade fim da empresa. Por exemplo: uma empresa de moto-taxi pode contratar mototaxistas freelancers, contanto que não haja cumprimento de horário fixo, fiscalização por parte da empresa e pagamento de salário.

Se uma empresa tem a intenção de mascarar um vínculo de emprego pela contratação de pessoas jurídicas, inevitavelmente, um ou outro trabalhador, poderá acioná-la na Justiça do Trabalho.

Porém, para que a empresa não venha a ter maiores problemas na hipótese de morte ou invalidez do freelancer, ou mesmo gravidez, se mulher, é importante fiscalizar se o prestador de serviços vem mês a mês contribuindo para a previdência social (ao INSS).

 

Freelancer Select

Uma ótima plataforma para a contratação de freelancers, relativamente nova no mercado, é a Freelancer Select. Além de dispor de excelentes profissionais o site é atraente, você navega de forma simples e intuitiva.

Ao contrário de outros sites, a Freelancer Select não cobra taxas abusivas ou uma porcentagem sobre o valor dos projetos feitos. O lucro do projeto é somente do freelancer e do cliente. Isso acontece porque os fundadores desta plataforma também são freelancers e sabem dos desafios deste mercado.

Basta se inscrever no site, e encontrar o freelancer certo para colocar suas idéias em prática. No momento tudo é feito de forma gratuita na plataforma. No futuro será cobrada uma pequena mensalidade para manutenção do site e para anúncios para atrair ainda mais projetos para o site. Mas aproveite: atualmente, o serviço é gratuito e de qualidade.

A Freelancer Select possui excelente suporte aos usuários e ótimas parcerias:

 

Ainda tem alguma dúvida porque contratar um freelancer? Deixe o seu comentário abaixo. Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais.