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O que faz um professional de marketing digital?

O marketing digital é a promoção do seu negócio usando online canais e conceitos, como o site, otimização de mecanismos de busca, publicidade digital (paga), mídias sociais, blogs, etc., para atingir os objetivos. Do site à marca on-line, há todo um espectro de táticas e recursos que se enquadram no âmbito do Marketing Digital. Os profissionais de marketing digital mais bem sucedidos têm uma visão clara de como cada recurso e tática contribui para alcançar os objetivos.

Eu listei as ferramentas e táticas de marketing digital mais comuns para você:

Recursos de marketing digital mais usados:

  • Site
  • Blogs
  • E-books
  • E-mail
  • Landingpages
  • Infográficos
  • Mídia social


Táticas de marketing digital mais usadas:

  • Otimização de mecanismos de pesquisa
  • (SEO)
  • Marketing de Conteúdo
  • Inbound Marketing
  • Email Marketing
  • Marketing de Mídia Social
  • Automação de Marketing
  • Publicidade Digital (Pago)

Quais são as competências de um profissional de Marketing Digital?

  • Orientação ao cliente
  • Analítico
  • Orientação do resultado
  • Perseverança
  • Convença-se
  • Proativo
  • Força de vontade

Quer saber mais de:

Qual é a diferença entre Marketing Digital e Inbound Marketing?

Frequentemente falamos sobre Inbound Marketing e, à primeira vista, Inbound Marketing e Digital Marketing são parecidos. Ambos estão focados em online e criando conteúdo. E, embora muitos profissionais de marketing digam que Inbound Marketing e Digital Marketing são praticamente os mesmos, há várias diferenças.

O termo Marketing Digital não faz diferença entre as táticas de marketing ‘push’ e ‘pull’ (ou ‘Inbound’ e ‘Outbound’). Ambas as abordagens se enquadram no âmbito do Marketing Digital.

Os métodos de Outbound têm como objetivo compartilhar uma mensagem de marketing com o maior número possível de pessoas – independentemente de ser relevante e de o grupo-alvo estar aguardando ou não.

Por outro lado, os profissionais de marketing que usam táticas Inbound fazem uso de conteúdo on-line para atrair o público-alvo mais importante, compartilhando apenas conteúdo que seja valioso para eles. Um dos recursos Inbound mais poderosos é um blog, com o qual você pode criar conteúdo que agrega valor e responde a perguntas de seu cliente ideal.

Em última análise, o Inbound Marketing é um método que usa ferramentas de Marketing Digital para atrair clientes em potencial, convertê-los em leads e, por fim, fechar o negócio. Marketing Digital é simplesmente um termo genérico para descrever os esforços de marketing on-line – de qualquer natureza – independentemente de ser de Inbound ou Outbound.

Muitos tipos de marketing digital:

  • Analista de Marketing Digital
  • Analista de Marketing Online
  • Analista de Mídia Social
  • Especialista de Google SEO e SEA
  • Especialista de Facebook
  • Especialista de LinkedIn
  • Especialista de Instagram
  • Especialista de Email marketing
  • Especialista de Marketing de Conteúdo
  • Especialista de Inbound Marketing
  • Especialista de Campanha de Mídia Social
  • Especialista de Automação de Marketing
  • Especialista de Publicidade Digital (Pago)
  • Especialista de plano estratégico
  • Especialista de pesquisa de mercado