Conheça 12 ideias para trabalhar como freelancer

Photoshop e outras ferramentas de edição de fotos.

Quem tem interesse em trabalhar em casa, busca por algum serviço que proporcione mais flexibilidade, fazendo o que gosta e no horário que tem disponível, pode acabar vendo muitos benefícios em alguns tipos de trabalhos para freelancers. São serviços que podem ser feitos sem um vínculo empregatício, como a contratação CLT.

Aqui você vai encontrar algumas ideias de trabalhos disponíveis para quem deseja trabalhar como freelancer, de forma que consiga obter aquele que mais se encaixa ao seu perfil, ou que você tem mais habilidade e familiaridade.

 

12 ideias para trabalhar como freelancer

Veja abaixo 12 sugestões de trabalhos freelancer, como funcionam e porque são ideais para freelas:

 

1. Redator/tradutor língua inglesa

Cada vez mais as empresas desejam aparecer no mercado internacional, por isso buscam por profissionais que traduzam seus textos para o inglês. Você tem vivência no exterior ou já terminou seu curso de inglês há algum tempo? Possui boa fluência na língua? Uma boa oportunidade freelancer é oferecer serviços de redator/tradutor para língua inglesa. As empresas, cada vez mais, têm interesse em ganhar visibilidade no mercado internacional, mas nem sempre contam com profissionais fluentes em escrita em inglês. Aí acabam contratando o freelancer para ajudá-los. Funciona bem pelo fato de que pode ser feito de qualquer local, tudo que você precisa, além de entender bem o inglês (americano ou britânico), é ter um computador com acesso à internet e um programa para edição de textos.

 

2. Pintura e desenho

Ilustrador é um dos tipos de trabalhos para freelancers que você pode se dedicar.

Quem tem talento para pintar e desenhar, também encontra espaço no mercado freelancer para disponibilizar seus serviços. Você pode, inclusive, usar a internet para divulgar seu trabalho. Postar em redes sociais, usar alguns sites como Mercado Livre e até o PayPal, caso decida criar um site ou blog.

Há também a oportunidade de se candidatar para oferecer seus serviços a editoras de livros infantis, que buscam ilustradores para suas publicações.

Photoshop e outras ferramentas de edição de fotos.

A dica mais importante é não ter medo de se divulgar, mostrar seu trabalho, inclusive enquanto ainda está em andamento. Quando se fala em ilustração e pintura, muitas pessoas gostam de conhecer a técnica do artista.

 

3. Marketing de busca

Quem tem bons conhecimentos de marketing de busca pode encontrar boas oportunidades como freelancer.

Profissionais que possuem conhecimento específico em marketing digital, como é o caso do marketing de busca, também se destacam no mercado freelancer.

São pessoas que entendem todas as estratégias que ajudam um site a conseguir se manter dentre as primeiras posições nos buscadores. Domínio de SEO (Searching Engine Optimization) é o mais solicitado, mas quem entende de outras técnicas de busca online também ganha espaço no mercado freelancer.

SEM (Search Engine Marketing) e SEO.

Para atuar na área, é importante ter conhecimento prático e técnico, incluindo trabalhos anteriores e cursos relacionados a SEM (Seach Engine Marketing) e SEO.

 

4. Trabalhos artesanais

O crochê é um dos tipos de trabalho para freelancers feito de forma artesanal.

Ter uma loja online não é exclusividade das empresas. Você, que trabalha em casa como freelancer também pode abrir uma, com o intuito de vender artesanato, bijuterias, roupas, alimentos e diversos outros trabalhos manuais.

O site ou blog permite que você se divulgue, conquiste mais clientes e venda seus produtos. E, acredite, muitas pessoas vivem da venda de roupas ou alimentos, dois tipos de produtos que são bastante procurados.

muitas pessoas vivem da venda de roupas ou alimentos, dois tipos de produtos que são bastante procurados.

Para atuar neste tipo de trabalho freelance, tudo que você precisa é de tempo para divulgar (principalmente nas redes sociais) e experiência com algum tipo de artesanato. Desde que envolva o famoso feito à mão, já é algo válido.

 

5. Serviços de áudio

A edição de áudio tem ganhado tanto espaço no mercado freelancer quando a edição de vídeos.

Você já deve ter observado que as empresas buscam disponibilizar diferentes tipos de materiais online. Não são encontrados apenas textos, mas também vídeos e podcasts ou outro tipo de áudio. Com isso, a busca por profissionais que entendam de edição de áudio cresceu bastante.

Ainda dentro dos serviços de áudio, outro profissional que ganhou espaço é aquele que ensina como falar durante a gravação de um podcast ou propaganda, por exemplo. Se você entende de edição ou oratória voltada para a gravação de áudio, com certeza vai encontrar serviços disponíveis.

A edição de áudio tem ganhado tanto espaço no mercado freelancer quando a edição de vídeos.

Assim como em outras áreas freelance, é ideal que você não faça o serviço apenas por amadorismo, mas já esteja atuando há algum tempo na área e sempre busque se profissionalizar ainda mais.

 

6. Edição de vídeos

After Effects Os vídeos são uma tendência do marketing digital, o que faz com que aumente a busca por profissionais que entendam como fazer uma boa edição.

Durante algum tempo, a busca por designers envolvia apenas conhecimento em Photoshop e outras ferramentas de edição de fotos. Hoje, com a tendência cada vez maior de produções em vídeo para a internet, é preciso contar com alguém que entenda de softwares de edição de vídeos, como o After Effects.

Photoshop e outras ferramentas de edição de fotos.

Se você é designer e entende de edição de vídeos, tem boas chances de conseguir trabalhos na área. É interessante para quem já mexe com o programa After Effects há algum tempo.

 

7. Autor ou escritor

Autores e escritores podem vender seus próprios livros e textos ou trabalhar como ghost writer.

Autores e escritores – e pessoas que gostam muito de escrever – também têm espaço no mercado freelancer. É importante ter um bom conhecimento da língua portuguesa ou contar com um revisor trabalhando em conjunto.

Podem vender seus próprios trabalhos, publicando seus livros de maneira independente, através de sites como Amazon e Clube de Autores, ou trabalhando diretamente com uma gráfica. Além de ficar conhecido entre os leitores, é também uma forma de chamar a atenção das editoras e, quem sabe, fechar um contrato futuramente.

Outro trabalho para escritores é o serviço de ghost writer, no qual vão escrever livros em nome de outras pessoas.

Autores e escritores – e pessoas que gostam muito de escrever – também têm espaço no mercado freelancer.

Gostar de escrever é um dos principais pré-requisitos, além da criatividade para desenvolver histórias diferentes e que conquistem determinado público.

 

8. Consultoria online

Serviços de consultoria, principalmente os que são oferecidos online, abrem espaço para freelancers de diversas áreas.

Você tem sólidos conhecimentos em alguma área específica? Pode ser algo com que trabalha ou até relativo a sua formação. Se a resposta foi “sim”, o que acha de prestar serviços de consultoria online. É possível atuar como secretária-executiva, coaching empresarial e até de marketing digital.

Tudo que você irá fazer será, após o contato de uma determinada empresa, ajudá-la a entender como pode melhorar seus processos. Por exemplo, você entende bastante de marketing digital e decidiu trabalhar com consultoria. Seu cliente ainda é novo no mercado e busca sugestões do que pode fazer. Você irá analisar tudo que ele faz e fornecer alternativas.

Serviços de consultoria, principalmente os que são oferecidos online, abrem espaço para freelancers de diversas áreas.

Precisa ser alguém que está sempre atualizado com as últimas tendências de mercado e disposto a renovar seus conhecimentos. Perfil analítico também é importante, pois você precisa entender por quais problemas seu cliente passa para, então, fornecer a melhor solução.

 

9. Babá

Cuidar de crianças também é tido como um serviço freelancer.

Aqueles que gostam de crianças podem encontrar no serviço de babá uma boa profissão freelancer. Inclusive, trabalhar com os pequenos pode ser útil caso futuramente haja interesse em fazer um intercâmbio au pair, no qual, além de estudar, você irá trabalhar como babá.

Apesar de parecer simples, o ideal é que você não conte apenas com serviços oferecidos por amigos e busque se profissionalizar na área, principalmente em relação a experiência e contato com crianças.

Recomendações são o que mais contam neste tipo de serviço, pois a maioria dos pais busca garantir que estará deixando seus filhos em boas mãos.

Uma grande vantagem é que você pode trabalhar com crianças de diversas idades. Há babás que preferem lidar apenas com bebês e crianças de até dois anos, enquanto outras buscam atender as crianças maiores.

Para começar e ganhar experiência – e possíveis referências – aposte no trabalho voluntário. Algumas instituições abrem espaço para quem deseja ajudar nos cuidados das crianças, como é o caso do GRAAC e das ONGs que oferecem serviços de educação, esporte e formação profissional para crianças e adolescentes.

Babá Cuidar de crianças também é tido como um serviço freelancer.

Nesta profissão o freelancer, é importante, também, ter boas noções de primeiros socorros e como proporcionar um ambiente seguro para os pequenos.

 

10. Professor particular

Para atuar como professor particular, é preciso ter bom entendimento de uma determinada matéria.

O professor particular é muito procurado pelos pais assim que percebem que os filhos estão com alguma dificuldade na escola. Para atuar nesta área como freelancer, não é preciso formação específica, o importante é ter bom conhecimento da matéria em questão.

As aulas de línguas estrangeiras, como espanhol e inglês, têm sido boas opções. Se você tem vivência no exterior e já concluiu um curso de línguas, pode conquistar alguns trabalhos e atender alunos de todas as idades.

É um freelancer útil para quem está na faculdade e precisa de um rendimento extra. Você pode atender tanto estudantes mais novos, que ainda estão na escola, quanto colegas de faculdade que acabam de ingressar no curso superior.

Você pode divulgar seus serviços na internet, através das redes sociais, e contar com alunos que já atendeu antes. Procure sempre oferecer um bom serviço, tire dúvidas, ensine e, principalmente: tenha paciência.

O professor particular é muito procurado pelos pais assim que percebem que os filhos estão com alguma dificuldade na escola.

Apesar de não exigir a formação de professor, você precisa ter o mesmo dom de alguém que decidiu se dedicar a dar aulas para conseguir se dar bem nesta profissão freelancer.

 

11. Revisor e editor de textos

Revisores são procurados tanto por empresas quanto por escritores.

Revisores são procurados tanto por empresas quanto por escritores.

Fonte da imagem: biblioo.info.

Trabalhar como revisor pode ser uma boa ideia, mas você precisa ter em mente que se trata de uma profissão com mais exigências. O motivo? É preciso ter sólidos conhecimentos da língua portuguesa – ou de outra língua.

Geralmente, profissionais ou estudantes de Letras se candidatam para atuar como freelancers desta área. Ter experiência ajuda na hora de conquistar um serviço, de qualquer forma, o constante aperfeiçoamento e estudo é também indispensável.

Você pode trabalhar junto a empresas de produção de conteúdo, como revisor de sites, para editoras e até em conjunto com escritores que desejam lançar seus livros de forma independente. É um tipo de trabalho freelance que sempre precisa de novos profissionais.

 

12. Manicure ou esteticista

Manicures e esteticistas que atendem em casa e oferecem serviços personalizados chamam a atenção de diversas clientes.

Quem fez cursos na área de estética ou de manicure não precisa focar em trabalhar apenas em salões de beleza. Você pode começar como freelancer, atendendo suas clientes no conforto de suas casas.

Esse atendimento personalizado é muito procurado, principalmente pela questão da flexibilidade de horário, já que a cliente é quem define o dia e a hora em que deseja receber a profissional. Se você oferece serviço de maquiagem, tem um ponto extra, pois poderá atender também noivas e suas madrinhas, ou debutantes e familiares.

Tudo que você precisa é ter todos os produtos ligados a esse tipo de serviço. A manicure pode contar com uma pequena maleta em que tenha opções variadas de esmaltes, lixas e materiais descartáveis.

Manicures e esteticistas que atendem em casa e oferecem serviços personalizados chamam a atenção de diversas clientes.

Pode também fornecer à cliente a opção de utilizar os materiais que ela tem em casa.

 

Ficou alguma dúvida?

Como você pode ver, existem vários tipos de trabalhos para freelancers. Você pode atuar no conforto da sua casa ou oferecer um serviço personalizado, indo até o seu cliente. O principal é prestar atenção aos requisitos, ver se você se identifica com o trabalho e possui algum conhecimento relacionado.

Gostou de saber mais sobre este assunto? Continue a acompanhar as próximas postagens e não deixe de compartilhar o texto em suas redes sociais, para que seus amigos também saibam mais sobre trabalhar como freelancer.