Como trabalhar com um freelancer? Veja 3 dicas simples para ter sucesso.

Dica 1: Comece pequeno e combine uma forma de pagamento por etapas

Muitas pessoas e empresas que nunca contrataram um freelancer, ficam inseguras sobre essa forma de trabalho. Perguntas frequentes são:

“Como garantir que o freelancer vai entregar o que preciso?” ou “Como faço para manter os custos e o prazo de entrega sob controle?

Aqui vão 3 dicas simples para ter sucesso trabalhando com freelancers:

 

Dica 1: Comece pequeno e combine uma forma de pagamento por etapas

Descreva bem o que serviço que precisa e junto com o freelancer defina pequenos passos no projeto. Combine uma forma de pagamento por partes para diminuir o risco para ambas as partes. Vale a pena fazer um contrato com o que combinaram.

Vantagem: Desta forma, vocês deixam suas expectativas claras, evitam mal entendidos e frustrações. Isso também torna mais fácil a gestão do projeto, vocês podem avaliar o andamento do projeto por etapas.

Exemplo: Uma cantora precisa de vídeos de animação para várias músicas de seu CD. Ela deixa claro que precisa de 3 vídeos de animação, com personagens diferentes. O freelancer informa que para cada animação há dois passos, primeiro criar os personagens e depois a estória.

 

Dica 2: Crie uma lista de trabalho conjunta

Dica 2: Crie uma lista de trabalho conjunta

Crie uma lista de trabalho com todas as etapas e prazos e atulizem esta lista juntos. Você pode compartilhar a lista online no Planilhas Google. Este serviço é gratuito. Veja aqui: https://www.google.com/sheets/about/

Vantagem: Você nunca mais  tem que ficar procurando nos seus e-mail antigos o que foi combinado. Está lista está sempre disponível online e atualizada.

Exemplo: Veja abaixo como o documento aparece no Google. Neste caso, há 6 etapas para serem cumpridas com a data de entrega respectiva, e se necessário podem fazer comentários e alterar os prazos.  Simples, não é?

Crie uma lista de trabalho conjunta

 

Dica 3: Diálogo constante e transparente

É importante ter contato regularmente com o freelancer, checar a lista de trabalho e dar “feedback” um ao outro sobre o projeto.

Vantagem: Ao checar a lista juntos, vocês antecipam problemas, têm novas idéias e encontram soluções em conjunto.

Exemplo: O freelancer percebeu na 1ª animação que na verdade precisa de 5 horas pra fazer cada música da cantora, então conversaram à respeito e o planejamento será alterado.

 

A cooperação entre cliente e freelancer é a chave para o sucesso!

E agora? Deseja contratar um freelancer? Basta publicar o seu projeto. Você receberá em poucos minutos propostas dos nossos freelancers.

Se você tiver outras perguntas ou quiser dividir boas práticas e dicas com outros usuários, entre em contato conosco através de blog@freelancerselect.com.br. Quem sabe sua pergunta é relevante para outras pessoas, neste caso publicaremos um artigo à respeito em nosso blog.