Como criar o seu site com WordPress?

Como criar o seu site com WordPress?

No blog anterior falamos sobre os passos básicos para montar seu negócio online, como definir e registrar o domínio do seu site, escolher um serviço de hospedagem e como criar o seu site com o WordPress.

Agora vamos explicar melhor como instalar e usar o WordPress. Assim você pode construir o seu próprio site, o que é divertido e educativo, ou contratar um bom freelancer para te ajudar. Neste caso terá uma base melhor para conversar com o freelancer e explicar o que precisa.

 

1. Para começar, o que é exatamente o WordPress?

WordPress é um software chamado CMS (Content Management System), um gerenciador de conteúdo. Há outros no mercado, mas o WordPress é o mais conhecido e usado mundialmente. Ele domina o mercado de CMS, com uma fatia de 59, 5% (segundo a fonte: W3Techs).

Um CMS visa facilitar a criação e a edição do conteúdo de um site sem a necessidade de usar uma linguagem de programação. A ideia é fazer com que qualquer um sem conhecimento de códigos possa, de forma simples e intuitiva, criar textos, inserir imagens e vídeos, elaborar formulários, mexer no layout do site, entre outras funções.

 

2. Instalar WordPress num servidor de hospedagem

O empresa de hospedagem oferece um lugar físico num servidor onde seu site será instalado e mantido. Junto com a hospedagem costumam seu oferecidos dois serviços: o registro do seu domínio e a ferramenta WordPress para você construir o seu site.

Ao escolher o seu servidor e contratar o serviço de hospedagem,  você receberá o seu login. Quando entrar no sistema pela primeira vez, você poderá selecionar e instalar o WordPress. O seu site começará com um visual padrão, chamado Tema “Twentyseventien”, mas fique tranquilo você pode mudar o tema e personalizar o site.

 

3. Termos básicos para o uso do WordPress

Antes de começar é importante entender três termos básicos usados no WordPress:

  • Painel Admin: É o painel de administração do WordPress. É o local onde você (proprietário do site) publicará conteúdo e gerenciará todo o seu site. Nele você terá a possibilidade de configurar seus dados pessoais (e-mail, senha e outros detalhes), adicionar novos usuários para lhe auxiliar na tarefa de manter o site ativo, configurar características padrões de funcionamento do site e muitos outros detalhes específicos.
  • Temas: É o que determina a aparência do site, é uma combinação de design e funcionalidade. O tema é muito importante para torna seu site atraente e fácil de usar. O WordPress oferece vários temas, você pode instalar e configurá-los no Painel Admin.
  • Plugins: São funcionalidades extras que pode adicionar ao seu site. Por exemplo, o WordPress padrão não oferece uma ferramenta para analisar e melhorar o seu SEO (a sua visibilidade no Google), o que hoje em dia é essencial para atrair tráfego para seu site. Então você pode instalar um plugin ao seu site como o Yoast SEO. Basta instalar o plugin e configurá-lo no painel do WordPress.

 

4. Principais funções do Painel Admin do WordPress

Para acessar o Painel Admin, você digita o seu URL e no final acrescenta “/wp-admin“. As principais funções que vai usar são:

Configurações: Aqui você muda as configurações do WordPress. Pode alterar, por exemplo, o título do site e qual será o página inicial do seu site.
Aparência: Aqui você pode mudar o tema. Clique no ‘Adicionar novo’ e você vai encontrar vários temas diferentes que você pode escolher.
Páginas: Aqui você pode criar páginas novas que serão parte do seu site. Por exemplo: “Quem somos”, “Perguntas mais frequentes”.
Post: O post são páginas para publicar atualidades, notícias e blogs com frequência.

 

Quer ajuda de um profissional para criar um site bem atraente e efetivo?

Basta publicar o seu projeto. Você receberá em poucos minutos propostas dos nossos freelancers. Temos excelentes profissionais nas áreas de Programação, Design e Redes Sociais.

Se você tiver outras perguntas ou quiser dividir boas práticas e dicas com outros usuários, entre em contato conosco através de blog@freelancerselect.com.br. Quem sabe sua pergunta é relevante para outras pessoas, neste caso publicaremos um artigo à respeito em nosso blog.