Alguns mitos sobre freelancer

Alguns mitos sobre freelancer

O Freelancer é o profissional autônomo que oferece o serviço, quem quer trabalhar. É o profissional que trabalha de forma independente, que presta serviços por períodos determinados de tempo, por projetos, sem relação de emprego.

O contratante é quem quer contratar, quem oferece a oportunidade de emprego.

Na Freelancer Select, nós intermediamos as oportunidades entre freelancer e contratante. A negociação, contrato e pagamento são feitos diretamente entre o contratante e o freelancer.

 

O freelancer ganha mais ou menos do que um profissional contratado?

Não podemos comparar valores, uma vez que o freelancer recebe por hora trabalhada e pelo projeto proposto. Neste caso, se o freelancer realizar o projeto em um tempo menor que o proposto ele estará ganhando em valores e tempo. Já o contratado, este tem um salário fixo e os descontos dos impostos. Neste caso, o freelancer que souber negociar, souber administrar o seu tempo terá uma rentabilidade melhor.

 

O freelancer tem horário fixo de trabalho ou obrigações trabalhistas?

O freelancer não tem horário fixo de trabalho, nem obrigações trabalhistas. A cada projeto/negócio existi o que será acordado entre o freelancer e o cliente contratante. Por isso é importante que se tenha um contrato de prestação de serviço determinando o que se foi acordado. E é bom lembrar que reuniões semanais são importantes também.

Por trabalhar, geralmente em casa, o freelancer pode ficar mais a vontade, mas sempre é bom ter uma rotina, ou seja, trocar o pijama por uma roupa mesmo que seja do dia a dia, ter um horário de trabalho, parar para as refeições, ser regrado e respeitar a si próprio.

Ser freelancer é uma decisão, por que você rompe com o tradicional emprego fixo. Quando se tem autonomia sobre seu horário, forma de lidar com o trabalho no dia a dia, de se organizar profissionalmente você consegue lidar com as contas do dia a dia, com uma programação que dependerá somente de você. Afinal, você se torna a sua empresa.


Há garantia em ser freelancer?

Mas tem um lado em ser freelancer que não há nenhuma garantia ás vezes não é fácil, não aparecem projetos, você pode ficar um período com a grana curta e as contas não param, por isso é sempre bom ter um fluxo de caixa organizado e uma reserva guardada. O freelancer aprende a se prepara para o curto, médio e longo prazo.

Pense se ser um freelancer é para você e busque a sua autonomia e seja responsável pela sua vida.