8 dicas que vão te ajudar a contratar um freelancer para a sua empresa

8 dicas que vão te ajudar a contratar um freelancer para a sua empresa

A contratação de um freelancer é algo cada vez mais comum em diversos setores de prestação de serviços. Apesar disso, contratar um profissional que seja realmente qualificado, capaz de prestar serviços com qualidade e dentro do prazo ainda pode ser um grande desafio para as empresas.

Por isso, antes de fechar qualquer acordo com um freelancer é preciso ter claro exatamente o que se espera desse profissional e quais os objetivos do projeto. Veja a seguir algumas dicas essenciais que vão auxiliar na hora de contratar um freelancer.

Contratar um freelancer é uma excelente alternativa para muitas empresas, mas alguns cuidados são importantes para encontrar profissionais qualificados.

 

8 dicas para contratar um freelancer

 

1. Saiba exatamente o que a empresa precisa

Antes de mais nada, é importante definir exatamente qual é a necessidade da empresa. Faça as seguintes perguntas:

  • O freelancer será contratado por um longo período ou apenas para um projeto específico?
  • É essencial ter alguém com mais experiência ou pode ser alguém iniciante?
  • É necessário algum profissional com conhecimento específico?
  • Qual é o orçamento do projeto?
  • Qual o objetivo com a contratação desse freelancer?

Ter em mente todos os pontos do projeto e da contratação claros facilitará durante a negociação e poderá evitar qualquer problema futuro.

 

2. Divulgando a oportunidade

A divulgação da vaga é outro ponto importante. A vaga pode ser divulgada numa plataforma como a Freelancer Select que oferecer freelancers de diferentes áreas ou em grupos nas redes sociais ou até no próprio site da empresa.

Aqui vale ficar atento para colocar na descrição do projeto exatamente o que a empresa procura no profissional. Anúncios muito genéricos podem atrair profissionais desqualificados e insatisfação com o trabalho entregue.

Para facilitar ainda mais a contratação, peça que o freelancer encaminhe um portfólio ou link de trabalhados já realizados. Dessa forma, é possível conhecer um pouco mais sobre o profissional e se o perfil do profissional se encaixa com o que a empresa procura.

 

3. Procure recomendações

Após receber todas as propostas, é importante procurar por recomendações. No próprio site da Freelancer Select você encontra avaliações dos serviços prestados anteriormente. Vale a pena checar.

Analise o que os clientes anteriores estão falando a respeito da comunicação com freelancer, se é fácil ou não, ou se o profissional responde prontamente às solicitações, e também quanto ao cumprimento de prazos.

No próprio site da Freelancer Select você encontra avaliações dos serviços prestados anteriormente.

Você também pode pedir referências ao freelancer e entrar em contato com seus clientes anteriores.

 

4. Converse com o freelancer

Antes de contratar o freelancer, é importante conversar com ele. Peça por mais recomendações de trabalhos anteriores se achar necessário. Esclareça todas as suas dúvidas e do freelancer. Explique qual será o projeto a ser realizado e certifique-se de que o freelancer compreendeu.

Antes de contratar o freelancer, é importante conversar com ele.

Dependendo do trabalho, é importante realizar uma entrevista por telefone, videoconferência ou mesmo pessoalmente. Se for um projeto mais complexo, é importante explicar exatamente qual será o papel do freelancer.

 

5. Qualidade x preço

Profissionais mais qualificados e mais experientes provavelmente irão cobrar um valor mais alto para a realização do serviço, enquanto profissionais iniciantes provavelmente apresentarão propostas com valores menores.

Caso o seu projeto tenha um valor limitado para a realização, é importante encontrar um equilíbrio entre contratar um profissional qualificado e que ofereça um bom preço para a prestação do serviço.

Profissionais mais qualificados e mais experientes provavelmente irão cobrar um valor mais alto para a realização do serviço,

Focar apenas no valor mais baixo poderá trazer muitos problemas, como entregas atrasadas e trabalhos mal executados. Por isso, é importante conversar com o freelancer e saber qual o seu histórico e verificar as recomendações.

 

6. Implicações legais

O freelancer é um profissional independente, ou seja, não está subordinado à empresa. Com isso, não há horário específico de entrada e saída, somente o respeito aos prazos estabelecidos em contrato. Eles não podem receber advertências ou suspensão, as punições podem ser aplicadas somente caso haja quebra do contrato.

O freelancer é um profissional independente, ou seja, não está subordinado à empresa.

E caso fique caracterizado algum vínculo empregatício, o freelancer poderá solicitar perante a justiça que todos os seus direitos trabalhistas sejam cumpridos.

 

7. Procure parcerias duradouras

É importante que a empresa tenha uma espécie de cadastro de freelancers. Aqueles profissionais com quem a empresa já trabalhou, que apresentaram desempenho satisfatório e com quem a empresa voltaria a fazer negócio.

Isso facilita muito na hora de procurar algum profissional qualificado. Além disso, como as partes já se conhecem, as chances de se obter bons resultados com menos imprevistos são maiores.

Encontrar freelancers parceiros para a realização de projetos pode ser muito importante para ter bons resultados.

 

8. Pague em dia

De nada adianta procurar pelos melhores profissionais se na hora de efetuar o pagamento houver algum problema.

As plataformas de freelancer disponibilizam também a avaliação de quem está contratando o profissional. Portanto, o freelancer poderá deixar a sua impressão da empresa também.

Bons profissionais podem não estarem dispostos a fazer negócio com empresas e pessoas que não pagam corretamente pelos serviços, ou que apresentem problemas de comunicação com os profissionais.

Ainda tem alguma dúvida de como fazer para contratar um bom profissional? Ou tem alguma recomendação para a contratação de freelancers? Deixe o seu comentário abaixo. Compartilhe nas suas redes sociais esse artigo e ajude quem está precisando contratar esse profissional.