Como iniciar seu negócio online? Veja 5 passos para criar seu site.

Como iniciar seu negócio online?

Se você já tem um negócio ou está prestes a lançar um, com certeza vai precisar de um bom site para apresentar seu serviço, captar clientes e se relacionar com eles. Abaixo passamos 5 passos para criar o seu site. Lembrando que para ganhar tempo e fazer um site profissional, você também pode contratar freelancers para ajudá-lo. Temos excelentes profissionais nas áreas de Design, Programação e Redes Sociais. Aqui vão os 5 passos para criar o seu site:

 

1. Definir um domínio

O domínio é o nome do seu site, o seu endereço eletrônico. Escolha um nome de domínio com cuidado e atenção pois ele será sua identidade na internet. O nome escolhido precisa:

  • ser adequado para sua empresa e atividade,
  • ser simples, fácil de encontrar e promover,
  • estar disponível.

Este nome é sempre acompanhado de uma terminação. As mais populares são .com ou .com.br, mas há mais possibilidades. No site registro.br você pode checar se o nome que deseja usar está disponível e assistir filmes sobre o assunto. O seu domínio deve então ser registrado, isto pode ser feito junto com a hospedagem.

 

2. Contratar um serviço de hospedagem para seu site

Você vai precisar de uma empresa para hospedar seu site. Ela oferece um lugar físico num servidor onde seu site será instalado e mantido. Só assim o seu site ficará disponível na internet. Você pode optar por registrar o seu domínio e hospedar o seu site com a mesma empresa, o que geralmente sai mais barato.

Escolher um serviço de hospedagem depende do que você acha importante, por exemplo o preço ou tipo de suporte. Veja aqui uma comparação de provedores.

 

3. Escolher um software para criar o seu site

Agora você já pode começar a construir o seu site usando um software chamado CMS (Content Management System), ou seja um gerenciador de conteúdo. É uma ferramenta para você construir e controlar o seu site.

Há várias opções de CMS no mercado, pagos e gratuitos. O CMS mais conhecido e recomendado é o WordPress. É gratuito e é o mais utilizado no mundo. A sua grande vantagem é a possibilidade de customização. Em pouco tempo, é possível ter um site bonito e profissional. Além disso há outras vantagens como funcionalidades extras que podem ser instaladas facilmente no futuro.  Se desejar veja aqui outras opções de CMS.

Escolher um software para criar o seu site

 

4. Fazer um curso online de WordPress

Há uma grande comunidade na internet que gosta de dividir seus conhecimentos e explicar como utilizar WordPress. Aproveite os cursos e filmes gratuitos.

 

5. Gerar novas idéias de negócio

Bom, talvez você ainda não tenha certeza do tipo de negócio quer iniciar online ou como crescer a empresa que já tem usando a internet. Há muitos sites com idéias sensacionais. Por exemplo de como começar uma loja virtual, criar blogs ou ser afiliado de produtos digitais. Veja abaixo nossos preferidos, que por sinal também falam da Freelancer Select .

 

Quer ajuda de um profissional para criar um site bem atraente e efetivo?

Basta publicar o seu projeto. Você receberá em poucos minutos propostas dos nossos freelancers. Temos excelentes profissionais nas áreas de Programação, Design e Redes Sociais.

Se você tiver outras perguntas ou quiser dividir boas práticas e dicas com outros usuários, entre em contato conosco através de blog@freelancerselect.com.br. Quem sabe sua pergunta é relevante para outras pessoas, neste caso publicaremos um artigo à respeito em nosso blog.