Coragem! 5 dicas para ter sucesso como Freelancer.

Coragem! 5 dicas para ter sucesso como Freelancer

Como eu virei Freelancer, e minhas dicas para você.


Olá, meu nome é Regina, sou Freelancer desde que meu 3º filho nasceu em 2010 e sou um dos fundadores da Freelancer Select. Acredito que cada um tem um motivo e um momento muito pessoal para se tornar Freelancer ou não. Vou dividir com você quais foram as minhas motivações e passar 5 dicas.

Achei difícil dar o primeiro passo, pedir demissão de um trabalho estável numa multinacional, a PepsiCo, onde eu estava indo bem e dar um pulo no escuro. Dentro de mim estava rolando a maior batalha. Adoro trabalhar, funciono bem em equipe e gosto de aprender. Só que eu cheguei num ponto onde as minhas prioridades de vida estavam invertidas. Eu primeiro organizava minha agenda de trabalho e depois via como encaixava meus filhos, marido e amigos. Também tinha enxaqueca freqüentemente. A ficha só caiu mesmo quando estava de licença maternidade do meu 3º filho e teria que voltar a trabalhar. Deu pânico! Resolvi que era hora de mudar, mas não sabia como. Fiz uma sessão de coaching neurolingüística que me ajudou muito. Consegui visualizar alternativas, reconhecer meus talentos, definir um objetivo novo e principalmente ganhei autoconfiança para acreditar que podia ter sucesso sozinha.

Também ajudou o fato de o meu marido já ser freelancer. Tinha em casa uma referência. E está dando certo, tenho uma agenda mais flexível, mais tempo para minha família e menos enxaqueca. E na área profissional, como Freelancer, continuo tendo ótimos desafios, aprendendo e crescendo.

 

Também quer melhorar sua qualidade de vida? Aqui vão 5 dicas para se dar bem como Freelancer:


1. Objetivo claro: Reconheça seus talentos, visualise alternativas e defina claramente o que você quer fazer como Freelancer. Com um objetivo claro vai ter mais auto motivação e determinação para realizá-lo.

2. Experiência de trabalho sólida: Aconselho a primeiro ganhar experiência com grandes profissionais da sua área em alguns empregos, praticar bastante, aprender a trabalhar em equipes, descobrir seus talentos e montar seu portifólio. Assim vai aumentar bastante a chance de te contratarem como Freelancer.

3. Network positiva: Meu primeiro grande cliente como Freelancer foi uma ex-colega de trabalho da PepsiCo. E novos clientes também pedem com freqüência referências de antigos chefes e colegas. Ajuda mesmo!

4. Plano financeiro: Como Freelancer não vai ter uma renda fixa estável, então tem que 1º planejar e 2º se preparar para os momentos de pouco trabalho. Faça uma tabela com uma estimativa de seus gastos para saber o quanto precisa ganhar para se manter. Cheque se como Freelancer na sua área esse ganho é realista. Prepare-se para momentos de menor renda. Há várias formas de fazer isso. Eu preferi fazer uma reserva antes de começar. Outros negociam com o banco um limite mais alto de cheque especial ou cartão de crédito (cuidado, os juros são altos). Outros mantêm um emprego fixo além de ser Freelancer para manter uma renda fixa. Pense no que funciona para você.

5. Empatia: Como Freelancer é essencial que tenha a capacidade de se colocar no lugar do outro, de entender o que seus Clientes precisam. Apesar de ser um profissional autônomo, vai precisar trabalhar realmente junto com seus Clientes para atingir o melhor resultado.  Com certeza há mais quesitos para ser um bom Freelancer, eu tentei ser concisa e mencionar os 5 pontos que me ajudaram a dar o primeiro passo. Se por acaso tiver uma outra opinião, adoraria saber qual é. É só enviar sua mensagem para blog@freelancerselect.com.br.

 

Fale conosco, gostaríamos muito se saber a sua visão sobre como obter sucesso como Freelancer.


Se você tiver outras perguntas ou quiser dividir boas práticas e dicas com outros usuários, entre em contato conosco através de blog@freelancerselect.com.br. Vamos fazer o possível para abordar o seu assunto neste blog.